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20240227

COFUNDADOR DO GOOGLE É PROCESSADO POR ACIDENTE AÉREO FATAL


Sergey Brin, cofundador do Google, está sendo processado pela viúva de um dos pilotos mortos em um trágico acidente aéreo ocorrido na costa da Califórnia, em maio de 2023. O processo acusa uma modificação mal instalada como causa do desastre e alega que representantes de Brin teriam intencionalmente atrasado os esforços de resgate para destruir evidências.

O que você precisa saber:
As alegações de atraso de resgate para destruição de evidências foram reportadas primeiro por Bloomberg e Fortune.
Uma queixa atualizada foi arquivada em 13 de fevereiro no Tribunal Superior do Condado de Santa Clara, na Califórnia.
Os documentos do processo revelam que Lance Maclean e o copiloto Dean Rushfedlt foram contratados para transportar o hidroavião de Brin da Califórnia para Fiji, visando um passeio entre ilhas com amigos.
A viagem do hidroavião Viking Air Twin Otter Series 400, avaliado em 8 milhões de dólares e equipado com dois motores, necessitava de um sistema de combustível auxiliar.
Alega-se que a instalação desse sistema foi feita “de memória” por um mecânico, sem a consulta a uma lista de verificação ou o devido registro junto à FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA).

Durante o primeiro trecho do voo para o Havaí, o sistema de combustível falhou, levando à queda da aeronave no oceano enquanto tentava retornar à Califórnia. A Guarda Costeira chegou ao local em 15 minutos, mas não conseguiu resgatar nenhum dos pilotos do avião, que estava de cabeça para baixo e parcialmente submerso.

Além de Brin, o processo inclui como réus a Google e a firma de investimento familiar de Brin, a Bayshore Management, co-proprietárias do avião, bem como os responsáveis pela organização do voo e pela manutenção da aeronave.

Após o acidente, Brin teria prometido auxiliar na recuperação, mas, segundo alegações, seus representantes informaram a viúva do piloto, Maria Magdalena Olarte, que a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) estava impedindo a recuperação dos corpos — uma afirmação que a NOAA negou, de acordo com a queixa.

A viúva do piloto busca reparação por meio de cinco acusações, incluindo morte culposa e negligência, e está exigindo que o caso seja julgado por um júri.

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